Blog 30/03/2018
FOOD FINDER PROMOVE EVENTOS SOBRE SOLUÇÕES TECNOLOGICAS AGRITECH E FOODTECH
Em março, aconteceram dois eventos que reuniram 350 participantes

A Food Finder, startup que comercializa alimentos próximos ao vencimento, promoveu em março dois eventos sobre as soluções tecnológicas para a biodiversidade, nutrição, saúde e desperdício de alimentos. No dia 23, no auditório da UNIP, trezentas pessoas participaram do evento, que contou com o prof. dr. Luiz Octávio de Lima Camargo, da USP. O prof. Luiz destacou a importância de se buscar soluções para o cenário atual de depredação da natureza. Já no dia 27, no IBMEC, o evento contou com a presença de Oliver Hillel, oficial das Nações Unidas, na Convenção da Diversidade Biológica, que debateu sobre as implicações que o sistema tradicional de produção de alimentos pode causar ao meio ambiente. Nas duas ocasiões, a nutricionista Gillian Alonso Arruda ressaltou que um terço de todo alimento que se produz acaba indo parar no lixo. No caso da indústria de alimentos, as perdas somam prejuízos bilionários, além dos investimentos em descarte com incineração. “A Food Finder nasceu da motivação de ser uma solução para reduzir o desperdício de alimentos. Conectamos a indústria a restaurantes institucionais divulgando ofertas de produtos excedentes de fabricação. Com isso, reduzimos o custo das refeições, além de preservar o meio ambiente.”, diz.
Participaram do painel do dia 27 renomados palestrantes de diferentes áreas, cujo objetivo comum foi demonstrar que o problema da preservação ambiental é responsabilidade de todos. O Instituto de Capitalismo Consciente do Brasil foi representado pela diretora Daniela Garcia, também diretora do Banco de Alimentos e que, na ocasião, trouxe uma visão futurista sobre a necessidade urgente de uma nova visão sobre o capitalismo. Na área de tecnologia, o head do Distrito, Emiliano Agazzoni, apresentou sua visão sobre o ecossistema da inovação no Brasil. O engenheiro Roberto Matsuda apresentou como sua solução Fruta Imperfeita diminui o desperdício de frutas e legumes fora do padrão de comercialização. Finalmente, as consultoras Elis Cavalcante e Ana Paula Lelis trouxeram várias novidades sobre cozinhas sustentáveis, demonstrando que a vivência profissional se traduz em conciliar os desafios da produção de refeições e a preservação do ambiente.
Os eventos foram patrocinados pela UNIP, Campus Cidade Universitária, IBMEC, Campus Cerqueira Cesar, Jaguacy, Maxxiovos, Essência do Vale, Café Santa Mônica, Ecofood, JM Assessoria Imprensa, Copra e Korin.